Volta a Portugal em Bicicleta
 
Comunidade Intermunicipal do Oeste pedalou na etapa mais longa da Volta
 
 A 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta realizou-se entre 27 de julho e 7 de agosto, com a estreia da Nazaré e Arruda dos Vinhos como partida e chegada da 8ª etapa da Volta.
 
A oitava etapa saiu da Nazaré a 5 agosto, levou o pelotão até Arruda dos Vinhos por 208,5 quilómetros, que, entre o Atlântico e a Serra de Montejunto, visitou os Municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval, Alenquer e Sobral de Monte Agraço.

Pedro Folgado, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, considerou a presença da prova um contributo para o desenvolvimento económico e social do Oeste. " A par do vasto público que a caravana arrasta, a Volta a Portugal é um veículo de marketing territorial de excelência, podendo beneficiar em muito a região."


Conferência de Imprensa de Apresentação da Etapa Oeste da Volta a Portugal em Bicicleta – 13 de Julho de 2016

A Conferência de Imprensa teve lugar na sede da OesteCIM, pelas 11h30m e contou com a presença e intervenção do Dr. Pedro Folgado, Presidente da OesteCIM, do Sr. Joaquim Gomes, Diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, do Sr. Delmiro Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, do Dr. António Sequeira, Vice-Presidente do Município da Nazaré e do Dr. André Rijo, Presidente do Município de Arruda dos Vinhos.

Foi feita a apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta por parte do Diretor da Volta, Sr. Joaquim Gomes e, no final, uma apresentação da presença e ativação da Marca Oeste Portugal nesta Etapa, por parte do Dr. André Macedo, Secretário-Executivo da OesteCIM.
 

Programa "Há Volta" da RTP

A OesteCIM foi representada no Programa "Há Volta" da RTP pelo Sr. Presidente do Conselho Intermunicipal, Dr. Pedro Folgado. O programa acompanhou o dia da Volta a Portugal no local de chegada, com animação e entrevistas.

Os Municípios do Oeste colaboraram com o envio de produtos regionais promovidos e divulgados no decorrer da entrevista realizada ao Sr. Presidente.

Durante o programa, foi igualmente apresentado o projeto "Mercado LxRural", no qual são divulgados e vendidos os produtos do Oeste. Este mercado decorre todos os domingos de manhã,  no centro de Lisboa, em Alcântara, inserido num espaço onde o turismo, a cultura e uma forte dinâmica empresarial se fundem. É um local de eleição para afirmar a autenticidade dos produtores, promover a sua qualidade e o que de melhor o Oeste tem.

Feira de Animação no âmbito da ativação da Marca Oeste Portugal:

- Camião (palco móvel) com ecrã, som e cabine de DJ; Tela produzida para o Rip Curl 2015, puffs e paletes, bandeiras publicitárias, balcão para distribuição de brindes e material promocional da Marca Oeste Portugal e da Oeste Sustentável;
- Totem publicitário na chegada;
- Placas Marca Oeste Portugal na reta da meta;
- Bicicletas de spinnig para aulas e participação do público;
- Onda mecânica para participação do público;
- Degustação de produtos endógenos da Região no Clube da Volta.