Detalhe da Notícia
OesteCIM promove mobilidade internacional de 70 profissionais da educação da Região Oeste
28-02-2020
+ Fotos
A Comunidade Intermunicipal do Oeste assinou, esta quinta-feira, um Protocolo de Parceria com treze Agrupamentos de Escolas da Região, no âmbito da Candidatura da OesteCIM ao Programa Erasmus + | Ação 1 – Mobilidade para formandos e pessoal EFP (Ensino e Formação profissional).

Em linha com o quadro estratégico da União Europeia para a educação e formação, particularmente na área da mobilidade, o Projeto Oeste Educa+ irá permitir a mobilidade de 70 profissionais ligados à educação (direções e lideranças intermédias), durante uma semana, em 4 países: Espanha (Barcelona), Reino Unido (Worthing), Finlândia (Helsínquia) e Alemanha (Berlim).

O objetivo desta mobilidade internacional é promover o sucesso escolar da Região através da aprendizagem de novas competências científicas e pedagógicas e do contato com práticas e instrumentos inovadores e realidades complexas distintas, do ponto de vista social, cultural e linguístico.

Através desta experiência de mobilidade, pessoal docente e não docente, incluindo diretores escolares e coordenadores, assim como pessoal educativo que participa no desenvolvimento estratégico das escolas, terá oportunidade de potenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional através de job shadowing – período de observação numa escola ou noutra organização relevante ativa na área da educação - e participação em cursos estruturados ou eventos de formação.

Presente na Assinatura do Protocolo de Parceria, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Dr. Pedro Folgado, afirmou que os 12 Municípios estão empenhados nesta temática, para que haja mais conhecimento, mais saber e melhor educação no Oeste:
 
“(...) achamos importante que haja mundo, que as pessoas conheçam outras realidades, que confrontem a nossa realidade com outras.” 
 
O Presidente da OesteCIM aproveitou, ainda, para referir que os Municípios da Região têm assumido a educação como pilar importante para a Região através do desenvolvimento de várias ações, nomeadamente de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro e de implementação do Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificações na Região Oeste.

Igualmente presente na assinatura do Protocolo de Parceria, o Secretário Executivo da OesteCIM, Dr. Paulo Simões, acrescentou tratar-se da primeira vez que a OesteCIM faz um Projeto do Programa Erasmus dirigido a docentes, projeto que
 
“foi assumido pelos 12 Presidentes como estruturante para o desenvolvimento da Região”. 
 
O Protocolo de Parceria assinado esta quinta-feira contemplou a criação do Consórcio Oeste Educa+, que visa estabelecer uma rede de escolas para a mobilidade internacional, com o objetivo de entreajuda das instituições parceiras, garantindo a preparação cultural e o bom enquadramento nos países de acolhimento.

O primeiro destino será Barcelona, cidade que irá acolher os docentes de 19 a 25 de abril de 2020. Face à realidade mundial, a OesteCIM manifestou a sua preocupação, garantindo que irá questionar as entidades no sentido de perceber da segurança desta mobilidade.

De acordo com o Secretário Executivo da OesteCIM, o Projeto Oeste Educa+ recebeu um grande envolvimento das Escolas e Municípios, sendo objetivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste continuar a apostar, não só na mobilidade de Professores como também de alunos da Região.
 
 
 
Mobilidades
(Destinos)

Mobilidades
(Tema)

Datas Previstas
Barcelona
Flexibilidade e autonomia curricular
19 a 25 de abril de 2020
Worthing
Abordagem das questões da cidadania junho de 2020
Helsínquia
Modelos de gestão escolar e autonomia setembro/outubro 2020
Berlim
Ensino dual (Ensino Profissional)
novembro/dezembro 2020
 
 
Coordenador do Consórcio:
Comunidade Intermunicipal do Oeste

Escolas do Consórcio:
  • Externato Cooperativo da Benedita – Instituto N. Sra. Da Encarnação Cooperativa de Ensino e Cultura CRL (Alcobaça)
  • Agrupamento de Escolas da Abrigada (Alenquer)
  • Agrupamento de Escolas Damião de Goes (Alenquer)
  • Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral)
  • Agrupamento de Escolas Raul Proença (Caldas da Rainha)
  • Colégio Rainha Dona Leonor (Caldas da Rainha)
  • Escola Técnica e Empresarial do Oeste – APEPO – Associação para o Ensino Profissional do Oeste (Caldas da Rainha)
  • Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente (Lourinhã)
  • Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia (Peniche)
  • Agrupamento de Escolas de Peniche (Peniche)
  • Escola Secundária de Peniche (Peniche)
  • Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)
  • Agrupamento de Escolas Madeira Torres (Torres Vedras)
 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação