Projetos
 
Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro
 

Designação do Projeto I Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro

Objetivo principal I O Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste - Aluno ao Centro, tem como objetivo promover um maior e melhor acompanhamento dos alunos da Região Oeste tendo em vista o reforço da igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos e da qualidade e eficiência do sistema de educação. Prevê-se assim que através de uma abordagem integrada à escala regional, construída com base em abordagens multissetoriais locais construídas em torno de diferentes contextos e metodologias adaptadas, se garanta o apoio a intervenções específicas dirigidas à qualidade e eficiência do sistema de educação/formação, o apoio a iniciativas que promovam a criatividade, a aprendizagem experimental e uma progressiva aproximação da escola ao seu meio envolvente. Assim, atendendo às dinâmicas diferenciadas dos doze municípios na área da educação, este plano é o elemento integrador de diferentes metodologias a aplicar às realidades distintas presentes no Oeste.

Região de Intervenção I Região Oeste

Entidade Beneficiária I OesteCIM e 12 Municípios associados

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Fase 1 – Diagnóstico - a realização de diagnóstico sintético das necessidade e atividades já existentes nos 12 municípios da Região Oeste, a análise de intervenção preconizadas por cada município (tendo em conta as ações existentes no terreno) e dar contributos para a aferição das metodologias mais adequadas.

Fase 2 – Elaboração do Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste – conceção do Plano de ação integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste.