Projetos
 
Brigada de Sapadores Florestais do Oeste
 
 
 


Aviso de Abertura de Concurso para a Criação de Equipas de Sapadores Florestais

Designação do Projeto I Aviso de Abertura de Concurso para a Criação de Equipas de Sapadores Florestais
 
Código do Projeto I Aviso de Abertura de Concurso para a Criação de Equipas de Sapadores Florestais 01/2018
 
Objetivo principal I Constituição de uma brigada de Sapadores Florestais para a Região Oeste
 
Região de Intervenção I Região Oeste
 
Entidade Beneficiária I OesteCIM
 
Data de aprovação I 12-05-2018

A iniciativa é financiada pelo Fundo Florestal Permanente e enquadrada pelo Despacho nº 730-B/2018, publicado em Diário da República, 2º série, de 16 de janeiro.
 
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
As brigadas de sapadores florestais, compostas pelo agrupamento de três equipas de sapadores florestais, são constituídas para intervir prioritariamente no âmbito da instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas ações de consolidação e pós-fogo, bem como nas ações de estabilização de emergência.

Com a criação das novas equipas de sapadores florestais pretende-se, ainda, aumentar a área de intervenção com ações de redução de combustível e a resiliência do território aos incêndios florestais e também, na vertente da vigilância e combate aos incêndios, reforçar a vigilância armada antes e pós-incêndio e a primeira intervenção em incêndios nascentes, promovendo-se uma atuação em consonância com os objetivos definidos na Estratégia Nacional para as Florestas e no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
 
 

Apoio ao Equipamento de Equipas de Sapadores Florestais – 2018

Designação do Projeto I Apoio ao Equipamento de Equipas de Sapadores Florestais – 2018
 
Código do Projeto I 2018-0201-02-0013
 
Objetivo principal I Aquisição de Equipamento para as Equipas de Sapadores Florestais
 
Região de Intervenção I Região Oeste
 
Entidade Beneficiária I OesteCIM
 
Data de aprovação I 02-11-2018

Custo total elegível |
15 889.14 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Com este apoio pretende-se que a Brigada de Sapadores Florestais da Região Oeste possa adquirir Equipamento de Proteção Individual para os seus quinze elementos de acordo com as características técnicas e quantidades mínimas estipuladas no Manual de Equipas de Sapadores Florestais.
 
 
 
Apoio ao Funcionamento das Equipas de Sapadores Florestais 
 
Designação do Projeto I Apoio ao Funcionamento das Equipas de Sapadores Florestais
 
Código do Projeto I Nº1/0121/2019
 
Objetivo principal I Apoio ao funcionamento das Equipas de Sapadores Florestais
 
Região de Intervenção I Região Oeste
 
Entidade Beneficiária I OesteCIM
 
Data de aprovação I 05-04-2018
 
Custo total elegível | 360 000.00 € 
 
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O apoio financeiro para funcionamento das equipas de sapadores florestais insere-se no eixo de intervenção "Defesa da floresta contra incêndios", previsto na alínea b) do artigo 5.º do Regulamento do Fundo Florestal Permanente, aprovado pela Portaria n.º 77/2015, de 16 de março, na redação em vigor, e na tipologia de ação prevista na subalínea i) da alínea b) do artigo 6.º daquele diploma.

O apoio a atribuir tem a duração de três anos estando as equipas de sapadores florestais obrigadas a prestar serviço público de natureza e extensão definidos pelo ICNF, I.P. para os anos de 2019, 2020 e 2021. O serviço público desenvolve-se ao longo do ano e compreende um período de 110 dias de trabalho, dando cumprimento ao disposto no n.º 2 do artigo 16.º do Decreto-lei n.º 8/2017, de 9 de janeiro, que estabelece o regime jurídico aplicável aos sapadores florestais e às equipas de sapadores florestais no território continental português, definindo os apoios públicos de que estas podem beneficiar.


As principais ações a desenvolver pela Brigada de sapadores florestais: Silvicultura preventiva, na vertente de gestão de combustível florestal, com recurso a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou fogo controlado, estre outras; Manutenção e proteção de povoamentos florestais, no âmbito da gestão florestal e do controlo de agentes bióticos nocivos; Silvicultura de caráter geral; Manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal; Sensibilização das populações para as normas de conduta em matéria de proteção florestal, nomeadamente, no âmbito do uso do fogo, da limpeza das florestas e da fitossanidade; Vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais; apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo.
 
 

Publicidade e Divulgação da Brigada de Sapadores Florestais do Oeste

 
voltar