Oeste: Diagnóstico de Situação
 
Indústria, Comércio e Serviços
 
Os setores em que o Oeste apresenta um maior grau de especialização apresentam-se relativamente dispersos pelo território, tendendo a localizar-se próximos das vias rodoviárias principais.

Localização dos principais setores de especialização produtiva
 
 
Fonte: AM&A com base nos dados do DGEEP, Quadros de Pessoal, 2004
 
 
• A Indústria Alimentar, sendo um dos setores que apresenta um grau de especialização, em termos do VAB, relativamente elevado na região do Oeste, evidencia os seus principais pólos fabris na Lourinhã, Alenquer, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Cadaval, Peniche e Alcobaça.

• As indústrias de materiais de construção tendem a localizar-se próximas da A8, ao longo dos concelhos de Torres Vedras, Bombarral, Caldas da Rainha e, principalmente, em Alcobaça.

• Alcobaça é, igualmente, o principal pólo de localização das explorações agrícolas do Oeste, encontrando-se outras de menor dimensão nas Caldas da Rainha, Óbidos, Lourinhã, Alenquer e Torres Vedras.

• A indústria extrativa, com relevo no Oeste em termos de especialização produtiva, encontra-se concentrada essencialmente em Alcobaça.

O tecido empresarial do Oeste apresenta-se mais atomizado do que a média nacional, sendo também menos significativa a presença de estabelecimentos de grande dimensão.

Distribuição do emprego por dimensão do estabelecimento, 2004
 
 
Nota: não inclui Agricultura nem Administração Pública.
Fonte: DGEEP, Quadros de Pessoal, 2004
 
 
• O Oeste apresenta uma estrutura de emprego por escalão de dimensão dos estabelecimentos distinta da verificada ao nível do país, devido a uma maior concentração do emprego em micro e pequenas empresas e, em simultâneo, a uma menor capacidade de empregar recursos em empresas com dimensão superior a 250 pessoas ao serviço.

• A presença de empresas com um número de pessoas ao serviço superior a 250 (medida pela concentração de emprego) é significativamente elevada no concelho de Alenquer, enquanto a atomização do tecido empresarial é particularmente acentuada no concelho de Sobral de Monte Agraço.

O Oeste apresenta uma reduzida concentração do emprego em grandes empresas evidenciando a preponderância de um tecido empresarial baseado em PME’s.


Peso dos 5 maiores estabelecimentos por Concelho no respectivo emprego total, 2004
 
 
 
• Os concelhos de Arruda dos Vinhos e Bombarral apresentam maior nível de concentração empresarial: cerca de 21% do pessoal ao serviço encontra-se a trabalhar nas 5 maiores empresas, enquanto os concelhos de Alcobaça e Torres Vedras são os que apresentam menor grau de concentração.

• As 20 maiores empresas do Oeste concentram apenas 3,5% do emprego total e dedicam-se principalmente a Serviços Empresariais, Material de Construção e Alimentares.
 

in Estudo Técnico elaborado por Augusto Mateus e Associados – Sociedade de Consultores, Oeste – Programa Territorial de Desenvolvimento 2008-2013, Abril 2008, pág. 186 e 187