Oeste: Diagnóstico de Situação
 
Base Económica

O Oeste acompanha as tendências da estrutura produtiva nacional, embora se verifique um enfoque superior em atividades tipicamente rurais associadas ao setor primário, em contrapartida de atividades relativas ao setor terciário, com exceção dos setores do comércio, alojamento, restauração, transportes e comunicações.


Estrutura do VAB por setor de atividade, 2003
 
 
 
• O Oeste apresenta um perfil de especialização baseado no comércio, alojamento e restauração, transportes e comunicações (25% do VAB), outros serviços (21% do VAB), indústria e energia (19% do VAB) e activ. financeiras, imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas (18% do VAB).

• Esta região apresenta um peso do sector primário (9%) superior ao referencial nacional (3%), em detrimento de atividades afetas ao setor terciário, nomeadamente atividades financeiras, imobiliárias, serviços prestados às empresas e outros serviços.

Materiais de Construção, Agricultura e Indústrias Extrativas constituem os setores de especialização mais expressivos da região do Oeste.

• O perfil de especialização da região Oeste incide, sobretudo, sobre os setores ligados ao material de construção e sobre os setores ligados à agricultura e indústrias extrativas. Nestes setores, o contributo para a formação do VAB total da região Oeste é mais significativo do que à escala nacional.
• Os setores de especialização da região Oeste coincidem com os setores de especialização da região Centro, embora o contributo destes setores para a formação do VAB regional seja mais vincado no caso do Oeste do que no caso da região Centro.

Quociente de localização do VAB, 2003
 
 
 
in Estudo Técnico elaborado por Augusto Mateus e Associados – Sociedade de Consultores, Oeste – Programa Territorial de Desenvolvimento 2008-2013, Abril 2008, pág. 183