Oeste: Diagnóstico de Situação
 
Recursos Humanos
 
A região do Oeste apresenta uma estrutura de habilitações da população ativa residente assente num peso expressivo da população detentora de habilitações ao nível do 1º ciclo do ensino básico e numa reduzida proporção da população com níveis de educação médio e superior, o que demonstra a necessidade de colocar um maior ênfase na promoção de níveis de educação mais elevados.
 
Habilitações da população ativa residente, 2001
 
 
 
• A prevalência de uma estrutura de habilitações assente no 1º ciclo do ensino básico é uma característica comum a todos os concelhos do Oeste, com maior expressividade em concelhos como o Óbidos (40%), Cadaval (39%) e Alcobaça (38%).

• Divergindo da situação verificada nos restantes concelhos, Caldas da Rainha surge enquanto concelho que revela: uma percentagem inferior à média nacional de população com níveis de habilitações assentes no 1º ciclo do ensino básico (28%); valores para o ensino superior iguais à referência nacional (16%) e valores para o nível secundário superiores (25%), facto que pode ser explicado pela localização no concelho de Caldas da Rainha de um importante pólo de infraestruturas de educação, especialmente, de ensino superior.

As insuficiências de qualificações e habilitações do capital humano na região Oeste, articuladas com o envelhecimento populacional de alguns dos seus concelhos, justificam um nível médio de remuneração inferior à média nacional e da região Centro.

Ganho mediano
 


Ganho mediano nos extremos do perfil habilitacional, 2004
 
 
Nota: trabalhadores por conta de outrem, com horário completo.
Fonte: DGEEP, Quadros de Pessoal, 2004
 
 
• Alenquer destaca-se com um padrão de remuneração mais polarizado pela AML, à semelhança dos concelhos vizinhos da Azambuja e Vila Franca de Xira. Ainda que registem um salário inferior à média nacional, Torres Vedras, Caldas da Rainha e Arruda dos Vinhos destacam-se também pela positiva numa perspectiva intra regional.

• Nos últimos 4 anos, o Oeste afastou-se do registo nacional, refletindo a tendência da região Centro. O concelho de Alenquer diferencia-se novamente por reforçar a sua vantagem.

• A divergência face à média nacional é particularmente expressiva entre os trabalhadores mais qualificados, refletindo uma tendência do Centro.
 

in Estudo Técnico elaborado por Augusto Mateus e Associados – Sociedade de Consultores, Oeste – Programa Territorial de Desenvolvimento 2008-2013, Abril 2008, pág. 202 e 204