Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono
 
Oeste Adapta
 

Notícias 
 
31-05-2021  
 
 
Projeto Oeste Adapta, EEA Grants – Workshop #1 
 
O Projeto EEA Grants Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, promoveu, no dia 31 de maio, entre as 10h00 e as 12h00, o primeiro Workshop de capacitação técnica de apresentação do programa metodológico dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, da estrutura do programa de capacitação e identificação de necessidades de informação.

O Workshop decorreu online, via plataforma zoom e contou com a presença de Técnicos municipais e Técnicos da OesteCIM.

A iniciativa foi dividida em vários momentos:
  1. Adaptação local às alterações climáticas: evolução, conceitos e objetivos
  2. Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas: Objetivos, faseamento e componentes
  3. Programa de capacitação
  4. Metodologia de elaboração dos planos municipais de adaptação - Articulação Institucional
  5. Programa de comunicação e sensibilização
  6. Próximos passos
Este Projeto, do Programa EEA Grants Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática, é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, e em parceria com o CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda e a Vestlandsforsking (Western Norway Research Institute) e tem por objetivo dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas. 
 
 
15-06-2021 
 
 
 
Seminário Inicial do Projeto Oeste Adapta, EEA Grants 
 
A Comunidade Intermunicipal do Oeste irá realizar o Seminário Inicial do Projeto Oeste Adapta no dia 15 de junho de 2021, às 10h00.

Devido à atual situação de pandemia e às restrições de mobilidade subsequente, este Seminário será realizado por videoconferência.

A iniciativa tem por objetivo sensibilizar a comunidade regional e apresentar o Projeto, assim como experiências de adaptação local às alterações climáticas.

Poderá formalizar a sua inscrição, aqui: https://apportugal.zoom.us/meeting/register/tJwuf-yhqDsrHdYxg5Wp78cEempl5ahChJNa

O Projeto “Oeste Adapta– Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste”, no âmbito do Aviso de Concurso SGS#3 - Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local, lançado no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono (Programa Ambiente), tem uma duração de 24 meses, um custo total de 233.640,00€, e é cofinanciado a 85% (198.594,00€) pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE / EEA Grants).

O Projeto “Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste”, é liderado pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com o CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda e a Vestlandsforsking (Western Norway Research Institute).

No essencial, o Projeto Oeste Adapta é composto por 3 componentes que visam dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas.

Consultar Programa aqui 
 
 
15-06-2021 
 
 
Oeste Adapta: OesteCIM promove primeiro Seminário de sensibilização da população para as alterações climáticas 
 
No dia 15 de junho de 2021 realizou-se o Seminário Inicial do Projeto Oeste Adapta, financiado pelos EEA Grants através da Small Grants Scheme#3 - Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local, lançado no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.

A iniciativa insere-se na componente do Projeto que visa a sensibilização regional e local para as alterações climáticas. Com início às 10h e término às 12h30, ao longo da manhã foi possível conhecer o Projeto, assim como algumas experiências de adaptação local às alterações climáticas dos Municípios de Tomar e Cascais, assim como da Organização Não Governamental de Ambiente QUERCUS, da Associação Ambiental Lourambi e da Associação de Estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

A abertura da sessão foi feita pelo Secretário Executivo da OesteCIM, Dr. Paulo Simões, pela Diretora de Serviços da Secretaria Geral do Ambiente, Dra. Susana Escária, e pela Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão EEA Grants Portugal, Dra. Susana Ramos.

O Seminário contou com duas mesas redondas onde se salientou a relevância dos planos de adaptação como instrumentos essenciais para que uma cidade consiga enfrentar os riscos das alterações climáticas e de fenómenos climáticos extremos, como por exemplo ondas de calor ou cheias. Para além disso, realçou-se a importância do envolvimento dos cidadãos e do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo governo local, assim como da articulação entre serviços, das políticas públicas de apoio à adaptação do território às alterações climáticas e a sua fiscalidade, assim como do papel dos media na divulgação da temática ambiental.

No Seminário estiveram ainda presentes o Parceiro Nacional, CEDRU, que fez a apresentação do Projeto Oeste Adapta, e o Parceiro Norueguês, Western Norway Research Institute, que apresentou o inquérito realizado aos municípios noruegueses sobre a adaptação às alterações climáticas.

O encerramento da sessão ficou a cargo da Senhora Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Westberg, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Dr. Pedro Folgado. 
 
 
15-07-2021 
 

 
Workshop de capacitação técnica #2 para a adaptação do território do Oeste às alterações climáticas 
 
Esta iniciativa tem por objetivo promover a capacitação técnica em métodos de identificação e análise da sensibilidade climática, avaliação de vulnerabilidade e identificação de territórios vulneráveis prioritários.

No próximo dia 15 de julho, pelas 10h00 (Portugal), irá realizar-se o Workshop de Capacitação Técnica #2 do Projeto Oeste Adapta, financiado através do Programa Ambiente dos EEA Grants, operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

A iniciativa enquadra-se na componente “Programa de capacitação em planeamento e montagem de operações de adaptação às alterações climáticas”, prevista no Projeto, e tem por objetivo promover a capacitação técnica em métodos de identificação e análise da sensibilidade climática, avaliação de vulnerabilidade e identificação de territórios vulneráveis prioritários.

Os públicos-alvo da ação serão Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil e Técnicos da OesteCIM, procurando dar-lhes as competências necessárias para colaborarem na produção dos respetivos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas.

O Workshop de Capacitação Técnica #2 contará com vários momentos, entre eles:
  • Balanço dos trabalhos e ponto de situação
  • Clima no Oeste
  • Clima nos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas do Oeste
  • Debate
  • O que são os riscos climáticos?
  • Metodologia de análise de riscos climáticos
  • Próximos passos
Consultar Programa aqui

Oeste Adapta é um projeto do Small Grant Scheme#3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local.
Saiba mais sobre o projeto aqui
 
 
15-07-2021 
 
 
 
OesteCIM promove workshop para avaliação de riscos e impactes climáticos no Oeste, no âmbito do Projeto Oeste Adapta 
 
No dia 15 de julho de 2021, realizou-se o segundo Workshop de Capacitação Técnica no âmbito do Projeto Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, financiado através do Programa Ambiente dos EEA Grants, operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil do Oeste e Técnicos da OesteCIM estiveram presentes na sessão que decorreu em formato online e contou com a intervenção de representantes do CEDRU e IGOT.

O Workshop de Capacitação Técnica #2 enquadra-se na segunda fase do Projeto, correspondente à Avaliação de cenários, riscos e impactes climáticos.

João Vasconcelos, da IGOT, começou por falar sobre o clima no Oeste, seguindo-se João Vasconcelos, do CEDRU, que apresentou a contextualização climática do concelho, tendências observadas, cenarização climática e enquadramento do concelho nos cenários climáticos regionais.

Sérgio Barroso explicou o que são riscos climáticos e respetivas consequências nos PMAAC do Oeste, assim como avaliação de impactes e vulnerabilidades atuais.

João Telha retomou a palavra para falar sobre a metodologia de avaliação de vulnerabilidades climáticas e tarefas metodológicas.

Por último, coube a Heitor Gomes abordar os próximos passos do Projeto, nomeadamente a análise de riscos climáticos através da recolha de bases cartográficas de apoio à análise para produção de cartografia e template de ficha de análise que será posteriormente preenchida pelos respetivos Municípios, revista e validada.

A próxima iniciativa será o primeiro Webinar do Projeto Oeste Adapta, marcado para 4 de outubro de 2021. 
 
 
18-10-2021 
 
 
 
OesteCIM vai realizar primeiro Webinar do Projeto Oeste Adapta 
 
No próximo dia 18 de outubro, pelas 09h50 (Portugal), irá realizar-se o Webinar #1 - Avaliação da Sensibilidade Climática do Projeto Oeste Adapta, financiado através do Programa Ambiente dos EEA Grants, operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

A iniciativa tem por objetivo fazer o ponto de situação do Projeto e analisar os riscos climáticos municipais. Os Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil da Região Oeste serão, assim, divididos por 3 salas virtuais.

Nestas salas virtuais, Técnicos Municipais juntamente com o Parceiro do Projeto, CEDRU, irão analisar os riscos climáticos atuais e futuros dos respetivos Municípios. Os Técnicos Municipais terão ainda a oportunidade de apresentar e discutir o trabalho que desenvolveram até à data.

O Webinar #1 - Avaliação da Sensibilidade Climática do Projeto Oeste Adapta contará com vários momentos, entre eles:
  • Balanço dos trabalhos e ponto de situação
  • Riscos Climáticos
  • Metodologia PIC
  • Metodologia de Análise de Riscos Sensibilidade
  • Perguntas & Respostas e Próximos Passos
 
Oeste Adapta é um projeto do Small Grant Scheme#3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local.

Saiba mais sobre o projeto aqui
 
 
14-12-2021 
 
 
 
OesteCIM promove webinar para avaliação da capacidade adaptativa dos Municípios do Oeste às alterações climáticas 
 
No próximo dia 14 de dezembro realiza-se o segundo webinar no âmbito do Projeto Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, financiado pelo Programa EEA Grants.

O evento conta com as intervenções do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU) e da Dra. Lídia Terra, Chefe da Divisão de Ação Climática e Economia Circular da Câmara Municipal de Loulé.

O objetivo deste segundo Webinar é fazer o ponto de situação dos trabalhos, assim como a análise dos levantamentos referentes ao perfil de impactos climáticos dos Municípios e as metodologias e resultados da análise da sensibilidade climática Municipal.

Será ainda apresentada a metodologia de análise da capacidade adaptativa dos Municípios do Oeste e a metodologia de análise da climate proofing de Planos Locais, ferramenta concebida para apoiar a integração dos impactos das alterações climáticas, bem como os respetivos desafios e oportunidades, no planeamento do desenvolvimento a nível local, tornando as medidas de desenvolvimento mais eficientes e resilientes.

Conheça o programa completo aqui 
 
 
18-01-2022 
 
 
 
Terceiro webinar do Projeto Oeste Adapta pretende avaliar impactes e vulnerabilidades futuras do território do Oeste

A iniciativa realiza-se no próximo dia 18 de janeiro, pelas 09h55.

O webinar será realizado online através de videoconferência Zoom e será dirigido aos Técnicos Municipais do Oeste capacitados em operações de adaptação às alterações climáticas.

Juntamente com a equipa do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), os Técnicos Municipais irão fazer o balanço dos trabalhos e ponto de situação.

Serão depois distribuídos por salas virtuais onde ficarão a conhecer os resultados da análise de sensibilidade climática dos respetivos Municípios.

Terminada a reunião nas respetivas salas virtuais, voltarão à sala principal onde serão apresentados os resultados da avaliação da capacidade adaptativa e da análise da Climate Proofing de Planos Locais.

No final do Webinar, a equipa do CEDRU irá abordar a Metodologia de Análise de Impactes e de Vulnerabilidades Futuras, prosseguindo os trabalhos das próximas etapas do Projeto.

Consultar Programa do Webinar #3 aqui 
 
 
29-03-2022 
 
 
 
OesteCIM, CEDRU e Técnicos Municipais do Projeto Oeste Adapta reúnem-se para analisar territórios vulneráveis prioritários na Região Oeste

Este será o Webinar #4 no âmbito do Projeto Oeste Adapta - Planeamento da Adaptação Climática na Região Oeste.

No próximo dia 29 de março, pelas 09h55, irá realizar-se o Webinar #4 “Territórios Vulneráveis Prioritários”, com organização da entidade promotora Comunidade Intermunicipal do Oeste e do parceiro CEDRU.

Durante o Webinar, será feito o balanço dos trabalhos e serão abordados temas como a metodologia e os resultados obtidos da análise das vulnerabilidades futuras na Região Oeste assim como a metodologia de definição dos territórios vulneráveis prioritários.

A iniciativa enquadra-se numa das atividades previstas no âmbito do Projeto Oeste Adapta, que visa dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas.

Consultar Programa do Webinar #4 aqui 
 
 
10-05-2022 
 
 
 
Adaptação às Alterações Climáticas na Região Oeste - terceiro workshop com Técnicos Municipais

O Workshop #3 do Projeto Oeste Adapta visa capacitar os Técnicos Municipais em métodos e técnicas de construção de medidas e ações de adaptação às alterações climáticas e respetiva integração no ordenamento do território.

A atividade realiza-se online, através da plataforma Zoom, no próximo dia 10 de maio, pelas 09.55h.

Os Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil da Região Oeste serão divididos por 3 salas virtuais onde, em sessões paralelas, irão analisar os territórios vulneráveis prioritários, juntamente com um técnico do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), Parceiro do Projeto. De seguida, será abordada a estratégia e respetivas medidas de adaptação às alterações climáticas no território.

O projeto é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014 – 2021, com um custo total elegível de 233.640,00 EUR.

O Projeto Oeste Adapta tem como objetivo dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas.

Consultar Programa do Workshop#3 aqui 
 
 
12-05-2022 
 
 
 
Projeto Oeste Adapta - Workshop #3 com Técnicos Municipais promovido para identificar os territórios vulneráveis prioritários da Região Oeste

No passado dia 10 de maio de 2022 realizou-se o Workshop#3 do Projeto Oeste Adapta, apoiado pelo EEA Grants através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.

O workshop decorreu entre as 09.55h e as 12.00h em formato online, através da plataforma Zoom.

O objetivo do Workshop foi analisar os territórios vulneráveis prioritários da Região Oeste e falar com os Técnicos Municipais sobre o processo de identificação dos mesmos.

Foi, igualmente, analisada a ficha de definição da estratégia de adaptação às alterações, a preencher pelos Técnicos Municipais. Na ficha os Técnicos irão identificar as medidas de adaptação propostas para cada tipo de risco climático e as respetivas ações de adaptação.

No final do Workshop foi tempo de abordar os próximos passos do Projeto que passarão por Reuniões Municipais entre a equipa do CEDRU e os Técnicos Municipais.

O projeto é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014 – 2021, com um custo total elegível de 233.640,00 EUR.

O Projeto Oeste Adapta tem como objetivo dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas. 
 
 
Financiado por: 
 
 
Comunidade Intermunicipal do Oeste
Avenida General Pedro Cardoso, nº9
2500-922 Caldas da Rainha
Tel.: +351 262 839 030
Email: geral@oestecim.pt
 
 
 
 
Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants