A Biblioteca Municipal Irene Lisboa (BM1) integra a Rede Nacional de Leitura Pública desde 1989, funcionando nas atuais instalações do Centro Cultural do Morgado, no “ coração” da vila de Arruda dos Vinhos, desde 23 de setembro de 2005.
O nome da biblioteca deve-se à escritora e pedagoga Irene Lisboa, nascida no concelho de Arruda dos Vinhos em 1892 e, em sua homenagem, realiza-se anualmente em novembro, o “Mês Irene Lisboa”, com diversas iniciativas - destinadas a todas as idades e públicos -, em torno da promoção dos livros e da leitura, da fruição artística e literária, e do acesso à informação e ao conhecimento. O município institui também anualmente o Prémio Literário Irene Lisboa, tendo em vista a divulgação da vida e da obra desta autora, mas também o incentivo à criatividade e à criação literária.
Situada nas instalações do solar setecentista “Palácio do Morgado”, a Biblioteca Municipal divide-se em 3 pisos, integrando o primeiro a receção geral e empréstimo, sala de periódicos e zonas de leitura geral e multimédia, “Sala-Jardim” (área polivalente) e sala de exposições (antiga capela). O segundo piso integra as zonas infantil e juvenil.
A biblioteca comunica – através de um jardim de época de inspiração barroca, onde subsiste um variado leque de espécies autóctones e exóticas - com todas as valências do atual Centro Cultural do Morgado: galeria municipal, serviço educativo e cultural, auditório municipal, galeria municipal de exposições e Centro Interpretativo das Linhas de Torres.

|