A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha foi inaugurada no dia 6 de dezembro de 1997, num edifício construído de raiz resultante do contrato-programa estabelecido entre o Município das Caldas da Rainha e o então denominado Instituto Português do Livro e da Leitura.
A Biblioteca Municipal recebeu também o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que doou o espólio documental pertencente à Biblioteca Fixa nº 156 de Caldas da Rainha, passando assim, a fazer parte integrante da nova Biblioteca.
O edifício é um espaço de um só piso, no qual encontram-se várias salas de leitura interligadas entre si, assim como, a receção, salas de trabalho de grupo, auditório, sala de Hora do Conto e espaço para exposições.
A Biblioteca Municipal tem um vasto fundo documental, no qual se incluem valiosas coleções, destacando-se o espólio documental sobre História Local.
A Biblioteca Municipal integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Rede Concelhia de Bibliotecas e a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste.
O edifício está bem localizado, com bons acessos e espaço para estacionamento.
Serviços disponíveis:
-
Empréstimo domiciliário de livros e revistas;
-
Empréstimo da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste;
-
Consulta local de documentos em diversos suportes;
-
Atividades de promoção do livro e da leitura;
-
Serviço de apoio às Bibliotecas Escolares;
-
Acesso à internet (rede fixa e wi-fi);
-
Acesso a recursos informáticos (computadores, impressora, scanner);
-
Posto de Leitura no edifício da União de Freguesias de Nossa Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório;
-
Bibliotecas de Praia e de Jardim.
|