Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
 
TELETRABALHO - Espaços de Cowork
 
 
 
 
 
 
Resumo do projeto
 
Designação: Cowork Oeste +
Datas previstas início/fim: 01/09/2022 a 30/06/2023
Investimento: 192.105,83 EUR
 
 
Enquadramento do projeto no aviso
O projeto Cowork Oeste+ visa criar e disponibilizar um centro de Cowork no edifício da Comunidade Intermunicipal do Oeste, em Caldas da Rainha através da conversão de uma/duas salas existentes no edifício. A criação de um espaço de Cowork na região irá aumentar a atratividade de postos de trabalho na função pública central para os residentes no Oeste, uma vez que este modo mais flexível de trabalho evita as deslocações para outros locais. Esta realidade traduz-se numa redução de custos para os trabalhadores e potencia a conciliação da vida pessoal e profissional, contribuindo simultaneamente para a coesão territorial.
 
O projeto Cowork Oeste+ visa promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas através do teletrabalho.
A disponibilização de postos de trabalho para teletrabalho em regiões menos populosas constitui um mecanismo potenciador para a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar e previne o absentismo, promovendo condições que não agudizem as assimetrias sociais de género preexistentes.
 
Este espaço de Cowork Oeste+ traduz-se também num incentivo à transição verde e à transição digital, pois o trabalho à distância torna-se exequível em virtude da utilização de tecnologias de informação e comunicação.
 

Descrição das ações e investimentos do projeto
As ações a desenvolver nesta operação são as seguintes:
  • Instalação de um centro de Cowork na Comunidade Intermunicipal do Oeste;
  • Empreitadas de adaptação do espaço para conversão de uma/duas salas existentes no edifício;
  • Aquisição de equipamento informático;
  • Infraestruturas e equipamentos de comunicações
  • Aquisição de equipamento básico
  • Promoção e divulgação

A solução de intervenção segue os seguintes pontos de intervenção:
- Criação do espaço cowork com capacidade para 14 pessoas
- Criação do espaço teamwork com mesa interativa
- Colocação de Led Hall para servir de suporte às reuniões de equipa
 
A OesteCIM, pretende criar um espaço cowork que dê possibilidade ao trabalho individual e ao trabalho em equipa. Pretende-se que seja um espaço versátil e que mediante a necessidade de utilização se transforme a zona de trabalho individual em zona de trabalho de equipa e vice-versa.